Saúde mental: Descubra como mantê-la em simples passos

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Hoje em dia quando falamos na palavra saúde, o nosso primeiro pensamento costuma ser na saúde física. Porém, atenção à saúde mental é tão fundamental quanto a que você dá ao seu corpo. O motivo? Para que sua vida mantenha um equilíbrio adequado! Mas, como cuidar da saúde mental?

O assunto sobre saúde mental está cada vez mais presente no nosso dia a dia, principalmente com a chegada da pandemia no começo de 2020 e as consequências que esse acontecimento trouxe e continua trazendo na nossa vida.

Nesse artigo, falaremos um pouco do que é a saúde mental para que você reconheça a importância e entenda como funciona, e de como você pode mantê-la equilibrada no seu dia a dia de forma simples e leve. Vamos juntos?

 Afinal, saúde mental: O que é?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), não existe uma definição ou conceito oficial sobre saúde mental. Entretanto, o termo está diretamente ligado à forma na qual uma pessoa é capaz de harmonizar suas ideias e emoções enquanto trabalha, aprecia a vida e contribui para o meio em que vive. 

Em palavras simples, saúde mental é conseguir lidar com os sentimentos positivos como amor, alegria, felicidade, animação, entre outros, e negativos como frustração, tristeza, ciúme, entre outros, enquanto se vive.

Como equilibrar sua saúde mental

1. Aceite-se

O primeiro passo para equilibrar e manter sua saúde mental é aceitar-se como você é, com suas qualidades, defeitos e limitações. Não queira ser outra pessoa, aceite todos os seus traços, goste de quem você é, pois essa é uma das principais bases para manter sua saúde mental.

2. Tenha uma rotina organizada

O segundo passo na busca da saúde mental é ter uma rotina organizada. As pessoas costumam ligar a palavra rotina a algo ruim, mas não nesse caso. 

Ter uma rotina ajuda não só sua saúde da sua mente mas também seu organismo a manter o equilíbrio. Quando nosso cérebro se acostuma com as tarefas que organizamos no nosso dia a dia, reduzimos ou até mesmo evitamos estresses desnecessários. Um exemplo: lembrar que deveria ter passado no mercado só na hora que você já está em casa, com fome e pronto pra fazer o jantar.

Quando temos nossas tarefas e afazeres organizados, nossa mente se mantém mais relaxada, pois sabe que as coisas estão sob controle. Por isso, para o seu bem estar emocional, organize sua rotina com, por exemplo, uma agenda, ou um aplicativo de agenda.

3. Tenha boas noites de sono

A falta de uma boa noite de sono é prejudicial para sua saúde física e principalmente para sua saúde mental. Inclusive, pode ser um dos fatores causadores de problemas como ansiedade, stress, depressão, entre outros.

O período em que você dorme serve para que seu corpo trabalhe o que ele não pode fazer enquanto você está acordado, e recarregar sua energia física e mental para que seu organismo funcione de forma correta no dia seguinte. Porém, de nada adianta descansar o corpo por horas e horas, se você não conseguir descansar e relaxar sua mente antes, e isso é fundamental para uma saúde mental equilibrada.

Para que você tenha uma boa noite de sono, é recomendado que você não coma alimentos pesados à noite, e nem tome bebidas que contenham cafeína. Além disso, é recomendado que pelo menos 30 minutos antes de você ir deitar, evite os aparelhos eletrônicos como tv, celular, tablet, pois a luz desses eletrônicos estimulam seu cérebro para que ele continue ativo e bloqueia a liberação do hormônio responsável por avisar o corpo que está na hora de descansar, o que acaba prejudicando seu sono e a qualidade do seu descanso.

Por isso, para conservar sua saúde mental e também física, pelo menos 30 minutos antes do seu horário de descanso, tente ler um livro, ouvir alguma música relaxante ou outra atividade de relaxamento que não envolva eletrônicos para introduzir aos poucos o sono ao seu corpo.

4. Pratique atividade física

Os benefícios da atividade física para a mente são enormes, além de também fazer muito bem ao seu corpo.

Praticar pelo menos 30 minutos de atividades físicas todos os dias ajuda na produção de endorfina, a substância da sensação de bem-estar, que está diretamente relacionada à saúde mental.

Atividades físicas diárias também ajudam a manter a oxigenação do cérebro em dia, além de melhorar a capacidade cognitiva, reduzir níveis de estresse e aumentar sua energia e auto estima.

Praticar atividade física não precisa ser necessariamente academia. Existem outras atividades como yoga, hidroginástica, pilates, entre outros.

5. Melhore sua alimentação

Uma alimentação balanceada e bem distribuída ao longo do dia mantém o corpo equilibrado, e a saúde mental nutrida. Não adianta se alimentar bem no café da manhã e passar horas sem ingerir água e alimentos, pois a saúde mental depende da saúde física. 

Ficar sem se alimentar pode causar fraqueza, fadiga e ainda comprometer órgãos importantes e responsáveis pela manutenção corporal e orgânica.

Prefira alimentos naturais como frutas, verduras, legumes, evite frituras e processados, e muito importante: beba muita água durante o dia.

6. Faça terapia

É extremamente essencial para sua saúde mental se desfazer da ideia de que problemas psicológicos são sinais de fraqueza. Assim como qualquer parte do seu corpo, seu cérebro também se desequilibra, e esse desequilíbrio pode causar síndrome do pânico, depressão, crises de ansiedade, entre outros. Ter um plano de saúde te ajuda a encontrar bons profissionais e também diminui custos com a terapia, por exemplo. Se você ainda não possui um, vale a pena cotar gratuitamente com um especialista aqui da Pluralità, é só nos chamar aqui.

Portanto, para cuidar da sua saúde mental, todas essas dicas são igualmente importantes, mas essa é um pouco especial. Saiba reconhecer seus limites e não hesite em procurar ajuda profissional!

Agora que você descobriu dicas valiosas sobre como cuidar da sua saúde mental, o que acha de se organizar para colocá-las em prática hoje mesmo? Tenho certeza que você vai sentir muita diferença no seu dia, vai ter mais disposição, energia, saúde física e principalmente, saúde mental!

Veja também: