Prática de esporte: Conheça os benefícios para sua saúde

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Para profissionais e amantes do esporte chega a ser “doloroso” passar um dia sem a prática de esporte, mas e você que não tem esse costume? Como trazer a rotina de esportes para o seu dia a dia aliado com uma boa alimentação? Levantar do sofá e praticar esportes será muito mais prazeroso a partir do momento que você entender, de fato, quais os benefícios do esporte para sua saúde.

Nós não queremos transformar você em um jogador de sucesso ou maratonista de alta performance, entretanto, temos a certeza de que o esporte irá proporcionar melhorias na sua saúde física, mental e mais alegria!

Apesar disso, os primeiros passos são sempre os mais difíceis, quando se é sedentário os primeiros exercícios normalmente causam dores musculares e desconfortos que podem assustar um pouco, porém, é normal! O importante é: Não pense muito, comece hoje e agora!

Por onde eu devo começar a prática de esporte?

Opte por uma atividade mais simples como uma caminhada, vídeos de dança ou um treino leve na academia! O seu corpo começará a se acostumar com o ritmo de atividades e com o tempo, o próprio corpo começará a pedir movimento.

Contudo, não se prenda a só um tipo de rotina, varie até encontrar a que você mais se encaixa, muitas vezes temos que experimentar uma coisa antes de dizermos se gostamos ou não. É comum encontrar em ambientes esportivos, aulas teste gratuitas para que o aluno possa testar e conhecer o método. Você poderá se surpreender ao gostar de atividades que não teriam sido consideradas se não fosse a oportunidade da aula teste.

Opte por refeições leves antes de iniciar sua atividade, dê preferência às frutas e/ou carboidratos, não é indicado praticar exercícios físicos em jejum ou após ingerir algo gorduroso, e evite consumir bebidas alcoólicas antes do exercício, mas caso consuma, faça atividades físicas somente após 12 horas.

Escolheu praticar esportes ao ar livre? Hidratação e proteção solar são primordiais! Leve sempre água com você e passe o protetor solar pelo menos 30 minutos antes da exposição ao sol.

Procure começar seus exercícios com aquecimento e alongamento (solicite a orientação de um profissional), comece a atividade de forma tranquila e respeite seu limite, entretanto, se você sentir que passou de seu limite físico, interrompa o exercício e peça ajuda.

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Afinal, quais são os reais benefícios da prática de esporte?

Aumenta o condicionamento físico e a resistência!

O condicionamento físico é definido como a capacidade do corpo em realizar atividades físicas específicas. Por intermédio da prática de esportes, os órgãos são estimulados ou condicionados a funcionar de maneira mais rápida e eficiente, alguns deles são: músculos, coração, pulmões e vasos sanguíneos.

Por isso o corpo requer um funcionamento para cada tipo de atividade, como exemplos temos  as caminhadas, musculação e corridas, são exercícios distintos e para cada uma delas requer um tipo de atuação dos órgãos, são exemplos de treinamentos para melhora do condicionamento físico: exercícios de flexibilidade, treino de força e resistência cardiorrespiratória.

A prática de esporte melhora a concentração!

Com o envelhecimento do corpo o cérebro tende a fazer o mesmo, mas as atividades físicas estimulam e permitem que a nossa atividade cerebral fique cada vez mais ativa, assim melhorando a concentração e disciplina.

Isso ocorre quando o corpo libera substâncias responsáveis pelo bem-estar, são elas: serotonina e dopamina que estimula o relaxamento e disposição de felicidade. Com isso, ter  atenção para qualquer coisa se torna muito mais fácil. Alguns exemplos de exercícios e esportes que melhoram a concentração, são: caminhadas ou corridas, tênis, judô, corridas de bicicleta e natação.

A prática de esporte aumenta a autoconfiança e combate a depressão!

A prática de atividade física regular, influencia positivamente na disposição e ajuda a elevar a autoestima, isso porque com o esporte a pessoa consegue resolver problemas emocionais distintos, se você tem dificuldade de se relacionar com outras pessoas, por exemplo, atividades em equipe ajudam a criar laços, permitindo que você saiba lidar com diferenças e frustrações, criando mais confiança em você! Todo o aprendizado com o esporte, faz com que o seu convívio em grupo e na sociedade melhorem.

Pessoas depressivas normalmente não conseguem ver objetivo em suas vidas, bem como não possuem autoconfiança, porém, ao praticar atividades físicas, ela cria sensação de união, pertencimento e amor por si mesma. Essas mudanças são passos simples, mas muito importantes para o combate à depressão.

Além disso, as práticas esportivas ajudam a acalmar e relaxar, trazem mais divertimento e são excelentes para acabar com o estresse e a ansiedade, pois, o esporte aumenta a produção de endorfina, que são as substâncias que o nosso cérebro produz relacionadas ao relaxamento, com isso temos a redução do estresse. É muito comum que os psicólogos surgiram que os pacientes com depressão pratiquem esportes.

Os esportes melhoram as capacidades cerebrais!

Além de exercitar os músculos, o esporte permite o exercício das suas funções mentais e o raciocínio rápido, melhorando  o reflexo e o pensamento lógico. O esporte também permite que o sistema nervoso se adapte de acordo com novas experiências, logo, diante de um desafio o cérebro desenvolve soluções rápidas para a situação, assim como um instinto de fuga.

Além disso, o organismo gera mais oxigenação para o cérebro e as capacidades cognitivas são beneficiadas, durante os exercícios físicos, o organismo gera mais oxigenação para o cérebro. Com isso, as capacidades cognitivas são beneficiadas, ampliando as habilidades de memorização, raciocínio, reflexos, observação e agilidade.

A prática de esporte evita doenças

A atividade e saúde devem ser aliadas, o índice de mortalidade são mínimos, além de prevenir muitas doenças não transmissíveis, isso somente ocorre quando se tem uma vida ativa! Entretanto, você sabe quais são as doenças que a prática de esportes previne? São elas: Acidentes cerebrovasculares, diabetes tipo 2, câncer, doenças mentais, Osteoporose, hipertensão arterial e dor lombar.

Os esportes ajudam também a diminuir os índices do colesterol LDL, e ampliar as taxas de HDL (colesterol bom). Outro problema que as práticas esportivas evitam é a dificuldade em dormir bem, os exercícios físicos melhoram o ciclo do sono e ajudam a ter noites mais tranquilas. O ideal é praticar durante a manhã ou tarde, se exercite em torno de 30 minutos por dia.

Esportes melhoram os hábitos de sono!

Realizar esportes vai muito além do físico, como já vimos algumas vezes no decorrer da leitura, qualquer atividade física faz bem para a mente e outra contribuição está: Uma boa noite de sono! As atividades ajudam para que você adormeça mais rapidamente e em um sono profundo (essa fase do sono é quando fazemos reparação dos tecidos, sedimentamos informações e cicatrização). Com um sono melhor, é certo para que o seu dia será mais disposto e produtivo, sem contar que terá muito mais humor!

Entretanto, é importante lembrar que atividades físicas não devem ser feitas muito próximas ao horário de dormir, as práticas noturnas antes de dormir, pode deixar algumas pessoas com tanta energia que dificulta o sono, se você pratica de noite e tem essa dificuldade em dormir, troque o horário do seu esporte.

Manter o peso ideal através do esporte!

O esporte é um dos principais fatores que te ajudam a alcançar o objetivo do peso ideal para seu corpo, além de queimar e fortalecer a musculatura! Por isso, é necessário ter uma alimentação balanceada (consulte um profissional) para alcançar todos os objetivos.

A alimentação saudável acompanha as atividades físicas, com certeza ajudarão você a ficar mais satisfeitos com você mesmo e reduzir a probabilidade de futuras doenças ou obesidade.

O benefício da prática de esporte em todas as idades:

Esporte na infância

Já sabemos que o esporte é um elemento fundamental no desenvolvimento para o corpo e a mente, não existe de fato época melhor para começar a prática de esportes quando ainda se é criança e está no auge das transformações?

Entretanto, são muitos esportes sem restrição de idade que podem ser praticados, alguns deles são a natação, futebol e até artes marciais podem ser praticadas. Os esportes auxiliam no desenvolvimento neuromotor, fortalecendo os músculos e melhorando a capacidade respiratória das crianças.

Esporte na adolescência

Na adolescência a fase pode ser complicada para muitos jovens, pois é neste momento em que o corpo começa a passar por transformações e algumas podem incomodá-los. As mudanças variam do humor até características físicas, neste momento o adolescente precisa aprender a lidar consigo mesmo. 

Com isso, a prática de atividades físicas se tornam indispensáveis e acabam se tornando uma aliada na vida de muitos jovens. Por ser responsável pela liberação de hormônios de prazer como endorfina, ajuda os jovens a controlar o humor e inclusive, no rendimento escolar, as atividades melhoram a concentração.

Esporte na fase adulta

Nessa fase a rotina começa a ser mais corrida e o esporte tende a ser a última opção, às vezes, nem é levada a sério! Entretanto, os esportes são a solução para muitos problemas, vai desde o estresse até ter motivação para o dia a dia.

A prática diária é a garantia de um corpo mais disposto e saudável, além disso, oferece a possibilidade de deixar os problemas do trabalho, de casa, do dia a dia e focar mais em você!

Na terceira idade

Nessa idade a rotina nem sempre é tão corrida, mas alguns problemas de saúde e cansaço podem chegar! É então que a atenção tem que ser redobrada e, mesmo assim, manter o esporte como aliada.

Ter a prática em dia, garante músculos fortes, estabilidade na saúde e a flexibilidade do corpo, isso tudo é importante para deixar o corpo mais forte para possíveis lesões, visto que nessa idade é mais comum acontecer lesões sérias por quedas pequenas.

Além disso, as atividades físicas permitem que os idosos mantenham a rotina mais agitada e tenham contato com outras pessoas, com isso além manter o físico em dia, as atividades auxiliam a manter uma saúde mental e emocional.

O que eu devo ter em mente?

Alguns esportes como vôlei, futebol e basquete, é normal gerar lesões devido a tanto contatos físicos com os outros jogadores, algumas lesões incluem: entorses, fraturas e contusões, por isso, é necessário atendimento médico rápido para uma boa  recuperação. maioria das lesões esportivas resultará em uma recuperação completa se houver atenção por um médico com título da sociedade brasileira de medicina do exercício e esporte, de forma adequada. No entanto, algumas lesões, como trauma cerebral e concussão (desmaio/convulsão), podem causar danos mais sérios e, às vezes, duradouros ao atleta.

As concussões, atualmente, são recebidas com maior atenção pelo público e profissionais esportivos, visto que nos últimos anos a sua ocorrência aumentou ou na verdade, o seu diagnóstico está sendo melhor realizado e comunicado. Portanto, o esporte é sim muito importante para a saúde, mas se der algo der errado e não for esperado, não desanime e procure por ajuda. 

Combate ao sedentarismo

O sedentarismo pode causar obesidade e piorar riscos de doenças, tais como: diabetes, câncer e problemas do coração. Por isso, te damos essa dica: Procure um esporte, se identifique e comece aos poucos! Com o tempo seu corpo se acostuma e você passa a se sentir melhor, mais ativo e ao longo do tempo, a prática de atividades físicas será algo normal em sua rotina. 

O esporte e a saúde andam juntos, ou seja, escolhendo um exercício, automaticamente você está escolhendo cuidar do seu corpo e da sua mente. São inúmeras as modalidades de esporte que você pode escolher e decidir ter uma vida melhor!

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Motivos não faltam para praticar esportes, ainda mais com tantos benefícios para a saúde. Você gosta de praticar algum esporte ou pretende? Deixe aqui nos comentários, queremos saber!

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