Picada de inseto: Saiba como identificar e tratar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Abelha, aranha, formiga, piolho…. O que fazer se você levar uma picada de inseto? A gente te conta!

Em geral, coceira e vermelhidão são os principais sintomas de uma picada de inseto. Porém, você pode ser alérgico e não sabe, esses casos mais graves podem desencadear reações alérgicas perigosas para sua saúde.

O maior problema é que quase nunca vemos na hora que acontece, assim, como saber se é ou não é um animal peçonhento? Vamos tirar suas dúvidas aqui:

Geralmente, picada de inseto deixa um caroço avermelhado que pode ter uma aparência oval ou redonda, e causa coceira.

Pernilongo: a picada do pernilongo pode render uma pequena bolha discreta.

Pulgas: a picada de pulga gera várias pontinhas avermelhadas, principalmente nas áreas das pernas e barriga.

Mosquito borrachudo: essa picada é bem desagradável, e no local picado pode haver inchaço e prurido, e, às vezes, um ponto de sangue coagulado bem no local da picada.

Quando você sentir dor imediata após uma picada, geralmente pode ser picada de abelha, marimbondo ou até mesmo escorpião. Nesses casos, provavelmente você vai conseguir ver na hora qual deles é.

Uma picada que pode ou não ser dolorida, é a das aranhas. As marcas das picadas deixam duas marquinhas paralelas. Deve prestar atenção no local picado, pois, se houver indícios de necrose na pele, pode ser uma picada de aranha marrom, muito venenosa.

Para quem possui alergia, a picada de inseto pode desenvolver em você reações mais exageradas, como muito inchaço, muita coceira e até mesmo dificuldades respiratórias. Nesse caso, o socorro médico deve ser acionado imediatamente.

Como tratar picada de inseto

A recomendação para tratar picada de inseto é lavar a área com água e sabão. Em caso de dor, faça uma compressa de gelo sobre o local picado.

Em caso de dúvidas sobre o tipo de picada, você pode consultar um médico no mesmo momento, sem precisar sair da sua casa! Quer saber como?

Através do Plano Telemedicina, você pode consultar um médico a qualquer hora e a qualquer dia da semana, por apenas R$45,90 mês, acredita? Calma que ainda tem mais!

Nós da Pluralità trabalhamos com a Telemedicina Einstein Conecta, já pensou poder ser consultado por médicos do Hospital Israelita Albert Einstein? Aqui na Pluralità você tem!

Além das consultas, o plano oferece descontos em farmácias e laboratórios em todo Brasil, e os planos possuem mais desconto em caso de 2 ou mais pessoas da sua família.

Para falar com nosso time e saber mais sobre o Plano Telemedicina Einstein Conecta, acesse nosso site clicando aqui.

Se cuide!

Veja também: