Alimentação no verão: 23 alimentos indicados para a estação

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Separamos 23 alimentos ideais para sua alimentação neste verão, confira!

Dias quentes pedem alimentos leves, refrescantes com muita energia e fibra, mas como manter uma boa alimentação, disposição, estar saciado, hidratado só com alimentos leves? Sim, isso é possível e trouxemos não só 10 mas vários alimentos que vão te dar água na boca para ter um verão saudável e refrescante.

Além disso, todas as nossas sugestões são nutritivas, saudáveis e ajudam no melhor funcionamento do organismo, confira:

1. Abacate

Utilizado em pedaços, vitaminas, sorvetes e saladas, com uma gordura saudável, o abacate gelado é uma ótima opção para o verão.

2. Abacaxi 

Além de delicioso e refrescante, o abacaxi alivia o calor e mantém o corpo hidratado. Fonte de vitaminas e minerais garante e impede doenças como gripes e resfriados.

3. Água

Nossa queridinha é extremamente importante para nosso corpo, no dia a dia perdemos pelo suor muitos fluidos e nutrientes, a água faz todo o trabalho da reposição, combatendo a desidratação, cansaço entre outros.

4. Água de coco

Com certeza, a água de coco é a melhor aliada em dias quentes, além de ajudar na hidratação ela é um repositor de mineral natural, por isso invista em água de coco.

5. Alface

Base de uma boa salada, a principal folha verde no dia a dia dos brasileiros, são de fácil digestão e ricas em minerais como potássio e fósforo, ajuda na funcionalidade corretora do organismo.

6. Carnes magras

Opção indispensável para os amantes de malhação, mas não precisa deixá-lo consumir mesmo em dias quentes, opte por carnes magras grelhadas ou assadas, evitando frituras para deixar sua carne ainda mais leve.

7. Castanhas, nozes e amêndoas

Além de deliciosos e bons para servir como petiscos, contém boas gorduras que ajudam a reduzir o colesterol ruim.

8. Cenoura

Rica em betacaroteno que estimula a melanina, é famosa por ajudar a ter um bronzeamento bonito, rápido e duradouro, além de suas vitaminas.

9. Chás gelados

Chá verde, hortelã, preto, mate, limão, hibisco… São tantos que podemos fazer um artigo falando somente deles, o sabor vai de sua preferência e gosto. São hidratantes e extremamente refrescantes, além de serem saudáveis e energizantes. 

10. Couve

Fonte de potássio, ferro e fósforo, a couve ajuda a repor nutrientes perdidos e a boa funcionalidade do intestino. Muito indicada e utilizada para consumir em saladas ou bebidas geladas, contém pouquíssimas calorias e muitas fibras.

11. Farelo de aveia

Enérgico e gostoso, a aveia acentua o sabor de saladas e frutas, um ótimo acompanhamento para dias quentes, além disso, possui betaglucana que diminui a absorção de gordura.

12. Frutas cítricas

Cheios de antioxidantes e vitaminas C, a laranja e o limão são perfeitos para dias quentes, mantém a pele saudável, ajudam no bronzeamento e aumentam a imunidade, são compostas em 80% de água ajudando na hidratação e prevenção a desidratação.

13. Frutos do mar

Quem não gosta de pedir frutos do mar, com os pés na areia olhando para o próprio mar? Mesmo em casa os peixes e frutos são ótimas opções no verão, além de ricos em vitaminas, antioxidantes, auxiliam no combate aos radicais livres. Sem contar que são uma excelente fonte de proteína.

14. Grãos integrais

São eles: linhaça, gergelim, quinoa, gérmen de trigo, chia e quinoa, grãos com imensa concentração de fibras, ajudando a boa digestão e auxiliando a flora intestinal. 

15. Iogurte

Cheio de probióticos e proteínas que ajudam o sistema digestivo, o iogurte é uma ótima opção no verão, opte por um iogurte gelado e deixe sua imaginação fluir, inclua pedaços de frutas, aveia, amêndoas e muitos outros.

16. Melancia

Rica em água e vitamina, a melancia é indispensável para o verão, ajuda na proteção e fortalecimento da pele,  para queimaduras causadas pelo sol e a reposição de líquidos.

17. Melão

Hidratante, refrescante e cheio de zeaxantina, propriedade que tem como função proteger os olhos das radiações solares, o melão vai bem como suco, em saladas e somente ele fala por si. 

18. Ovo

Uma ótima opção para evitar carnes e peixes no verão, cheia de proteína o ovo é um alimento completo, pode ser consumido em qualquer refeição do dia, rico em vitaminas A, B, C, D, E e K ele ajuda a síntese dos músculos e aumenta o sistema imunológico. 

19. Pepino

Excelente e refrescante ingrediente para saladas, ajuda nas irritações de pele causadas pelo sol e é ótimo para a hidratação.

20. Picolés de frutas 

Refrescante, saudável e pode ser feito do seu jeito, o picolé pode ser uma boa opção para incentivar o hábito de comer frutas e ajuda a baixar a temperatura do corpo em dias quentes.

21. Saladas de folhas

Combinado com qualquer prato de comida e uma opção leve e cheia de vitaminas, neste prato deixe sua imaginação fluir, são bem aceitos os alimentos: pepino, rúcula, agrião, grão de bico, beterraba, cenoura, abobrinha, azeitona, ervilha, milho, ovos entre muitos outros. Um prato completo e que com certeza irá cair muito bem para um bom verão.

22. Smoothies

A novidade dos últimos verões, o smoothie é a junção de iogurte e frutas, a bebida é livre de gordura, rica em vitaminas e extremamente refrescante.

23. Tomate

Rico em vitaminas, complexo C e antioxidantes é uma opção que se encaixa perfeitamente, assim como a melancia, o tomate ajuda no fortalecimento da pele e protege contra o sol. Continue se cuidando mesmo em casa, peça alimentos frescos dos mercados ou hortifrúti que você mais gosta pelo Ifood, Rappi ou outro parceiro!

Qual desses alimentos mais te ajudam no verão? Deixe aqui nos comentários!

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