Você sabia? 24 alimentos que cachorro não pode comer

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Você já deu ou dá ao seu cãozinho um chocolate escondido, uma carne do churrasco, um pedacinho de pizza, por imaginar que eles passam a mesma vontade que nós passamos, mas sem saber de fato se são alimentos que cachorro não pode comer?

Se sua resposta for sim, saiba que você está colocando a saúde do seu pet em risco! 

Existem vários alimentos que nós humanos consumimos que são alimentos que cachorros não podem comer por serem extremamente prejudiciais para a saúde dos nossos bichinhos de estimação.

A digestão dos pets é diferente da nossa. Logo, por mais inocente que uma comida pareça para nosso organismo, para o organismo dos cães pode representar uma verdadeira tragédia. Indigestão, diarréia, pancreatite, intoxicação e até mesmo a morte são consequências de alguns alimentos! Assustador, né?

Por isso, a seguir te daremos uma lista com dicas dos alimentos que você não pode dar ao seu cachorro para manter seu amiguinho saudável:

1. Abacate

O abacate possui uma substância chamada Persina, que é venenosa para os pets, pois pode causar diarréias, vômitos e problemas no coração.

2. Abacaxi

O abacaxi, apesar de não ser venenoso para os pets, não é recomendado por ser uma fruta que contém muita acidez. Alimentos ácidos podem causar complicações estomacais para seu pet, portanto, abacaxi é um dos alimentos listados aqui.

3. Açaí

O açaí, apesar de ser uma delícia e muito refrescante para nós, também é um alimento proibido para cachorros. O motivo? O açaí é uma fruta rica em uma substância chamada teobromina, que pode causar intoxicação nos cães. Por isso, não dê açaí ao seu cão. 

4. Alho

Não dê alho ao seu cão, e nem um pedaço da sua comida temperada! O alho possui tiossulfato, o que faz com que seja um alimento proibido para cachorros, já que o tiossulfato pode causar anemia no seu pet.

5. Ameixa

Nesse caso, o risco da ameixa para seu cachorro é o caroço dessa fruta, que pode causar inflamações ou até mesmo obstrução no intestino do seu pet, caso ele engula. Por isso, é melhor evitar o risco, né?

6. Batata

A batata é rica de uma substância chamada Solanina. A solanina pode causar depressão no sistema nervoso do seu cão e também distúrbios gastrointestinais.

Por esse motivo, a batata entra para a lista de alimentos que cachorro não pode comer.

7. Café

Assim como café, outras bebidas que contém cafeína como chá preto também fazem parte da lista de alimentos que cachorro não pode comer. 

Isso porque o café é rico de uma substância chamada xantinas, essa substância é muito perigosa para cachorros, podendo causar sérios danos ao sistema nervoso dos pets, além de prejudicar a circulação cardíaca e o sistema urinário do pet. 

8. Carambola

A carambola tem uma toxina natural que, quando ingerida pelos cães, pode causar problemas renais, pois possui alta concentração de uma substância chamada ácido oxálico. 

A carambola também possui outra toxina chamada caramboxina, essa pode causar ao seu pet alterações neurológicas além do comprometimento dos rins. 

Portanto, mais uma na lista de alimentos que cachorros não podem comer!

9. Cebola

Assim como o alho, a cebola possui a substância tiossulfato, que pode causar anemias no seu pet. Independente de ser crua, cozida ou desidratada, a cebola não deve ser oferecida ao cachorro, já que é um dos alimentos que o cachorro não pode comer.

10. Chocolate

Você já deve ter ouvido falar que chocolate é venenoso para os cachorros, né? Pois saiba que isso não é só conversa, mas sim, pura verdade! O mesmo chocolate que é delicioso para nosso paladar, é um veneno para os pets. 

Isso porque, assim como o açaí e o café mencionados no começo da nossa lista, o chocolate possui as substâncias cafeína e teobromina, que no pet podem causar intoxicações graves com risco de morte!

11. Doces

Assim como o chocolate, qualquer outro doce deve ser evitado aos cachorros, pois, ricos em açúcar (e dependendo do doce outras substâncias nocivas aos cachorros), podem causar diabetes, obesidade, além de potencializar a formação de tártaro nos cachorros, podendo resultar em perda do dente.

 Então evite dar ao seu cachorro qualquer tipo de doce, ok?

12. Figo

O figo é uma fruta que é tóxica se dado em excesso ao cachorro. A ingestão excessiva do figo pode causar nos pets vômitos, diarréia, além de reações alérgicas.

 Então, na falta de informação sobre a quantidade que seu cachorro pode ingerir (varia dependendo do cachorro), melhor evitar, né? Troque o figo por uma fruta que ele possa comer.

13. Frituras e gorduras

Alimentos fritos e/ou muito gordurosos já são prejudiciais para a nossa saúde, imagina para a saúde dos pets! 

Alimentos nessa categoria não podem ser consumidos pelos cachorros, já que podem facilmente causar desarranjo intestinal, e dependendo do caso, pancreatite também, podendo ser fatal.

14. Laranja e limão

A laranja e o limão são duas frutas muito populares por serem ricas em vitamina C, mas também muito ácidas.

 O excesso de acidez dessas frutas deliciosas pode causar no seu cachorro gastrite e outras complicações.

15. Leite

O organismo dos cachorros não produz altas quantidades da enzima lactase, a responsável por auxiliar na digestão da lactose.

Por isso, apesar de não ser 100% proibido, leite é um alimento não indicado para cachorros.

16. Maracujá

No caso do maracujá,os cães não podem comer a fruta in natura, ou seja, da forma que ela vem. Isso porque só é recomendado dar a polpa da fruta, sem semente, casca e folhas. 

Como é muito difícil separar tudo isso, principalmente a polpa das sementes, o maracujá permanece em nossa lista de alimentos que cachorros não podem comer.

17. Nozes

A maioria das nozes apresenta risco aos cachorros. Castanha, Noz, Macadâmia, e outras podem causar problemas como diarréia e complicações intestinais. 

Inclusive, a macadâmia possui uma toxina que para os cães é muito perigosa que pode afetar os músculos. Há relatos de paralisia em cães registrados por conta da macadâmia. Vamos evitar!

18. Ossos

O osso é um item polêmico presente na nossa lista, já que os ossos são alimentos comuns na dieta dos cachorros, seja como entretenimento ou petisco. 

Algumas restrições para oferecer osso ao seu cachorro:

  1. Independente do tamanho, não dê osso cozido ao cachorro.

O cozimento do osso compromete sua estrutura, podendo quebrar em muitos pedaços pontiagudos, e causa complicações sérias quando engolidos. E os cachorros engolem mesmo, né?

2. Ofereça ao cachorro osso cru, porém após o congelamento por no mínimo 72 horas.

O congelamento do osso cru elimina eventuais agentes parasitários. Mas antes, sugerimos que você converse com seu veterinário sobre a melhor opção de osso para seu cão.

19. Ovos crus

Ovo cru é um dos alimentos que os cachorros não podem comer, por conta do perigo de salmonela, que pode causar intoxicação e até a morte. 

Isso sem contar que, o ovo possui uma enzima que pode afetar o organismo do seu cãozinho na absorção de vitaminas do complexo B, causando problemas de pele e pelagem. 

Por isso, evite!

20. Pêssego

Assim como a ameixa, que listamos como um dos alimentos que o cachorro não pode comer, o risco do pêssego para seu cachorro é o caroço dessa fruta, que pode causar inflamações ou até mesmo obstrução no intestino do seu pet, caso ele engula.

21. Pimenta

A pimenta com seu ardor pode causar nos cachorros o mesmo que no organismo de pessoas mais sensíveis: problemas no sistema digestivo. Adicionamos a pimenta em nossa lista para evitar.

22. Queijos

Queijos fazem parte dos alimentos gordurosos e também possuem lactose, portanto, podem causar desarranjos intestinais e pancreatites.

Apesar de ser uma delícia e geralmente os cachorros se interessarem por queijo, é um alimento que o cachorro não deve comer.

23. Tomate

Assim como a batata, que falamos no começo da lista, o tomate também contém Solanina, que pode causar depressão no sistema nervoso do seu cão e também distúrbios gastrointestinais. Evite!

24. Uvas e passas

As uvas, tão pequenas e saborosas, parecem inofensivas aos cães, certo? Errado! As uvas possuem substâncias tóxicas para seu cão, podendo causar falência renal, por isso se torna um alimento proibido para cachorro.

Ração é sempre a melhor opção para seu peludo, pois já é feita com base nas vitaminas e minerais que seu cãozinho precisa para manter uma saúde balanceada. 

A alimentação natural também é uma opção que vem crescendo bastante hoje em dia, mas saiba que, para oferecer ao seu cão uma alimentação natural, a mesma deve ser verificada com seu veterinário e seu nutricionista favorito, para que as refeições sejam equilibradas para a saúde do seu cãozinho, pois cada cachorro possui um tipo de organismo e necessidade. 

Nesse caso, ter um plano de saúde te garante atendimento com os melhores profissionais da área veterinária, pois o acompanhamento com um nutricionista é recomendado que seja mais frequente por conta da alimentação natural, para garantir que seu pet esteja recebendo todos os nutrientes e vitaminas que precisa.

Agora você tem uma lista com alimentos que cachorro não pode comer, portanto, siga nossas dicas para evitar acidentes com a saúde do seu filho de quatro patas! Mas, caso algum acidente aconteça e seu cãozinho ingerir algum desses alimentos ou apresentar algum sintoma de alerta, nessas horas é muito importante ter um plano de saúde, afinal a conta do veterinário pode ser muito alta! 

Conta pra gente lá nas nossas redes sociais, qual é o alimento dessa lista que você mais se surpreendeu?

Veja também: