Papo de RH: 10 dicas para motivar funcionários

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Se você chegou aqui querendo saber como motivar seus funcionários, saiba que está no lugar certo! Sabemos como essa tarefa pode ser desafiadora, porém de extrema importância.

As pressões do dia a dia recaem em todas as áreas de uma empresa. De um lado, gestores insatisfeitos com a queda de produtividade sem entender como mudar esse cenário; do outro lado, colaboradores desmotivados em suas funções.

Saber motivar funcionários parece tarefa difícil, mas na verdade não é tanto assim. É necessário integrar desafios, exemplos, um clima organizacional saudável, reconhecimentos e recompensas, afinal, hoje em dia, a motivação está muito mais ligada à qualidade de vida do colaborador e ao sentimento de reconhecimento.

Para reduzir as altas taxas de rotatividade, também chamadas de turnover, as empresas estão cada vez mais em busca de melhorar esse relacionamento entre empresa e funcionário. Pensando nisso, listamos para você 10 sugestões de como fazer isso acontecer. Veja abaixo:

1. Clima organizacional: 

Essa é a primeira dica e também é a base para motivar o seu funcionário: o ambiente. 

Não há como motivar um colaborador num ambiente desagradável, que proporciona sensação de insegurança, tensão e toxicidade e faz com que ele não se sinta bem ali. 

É indicado que, além de iniciar pesquisas de clima organizacional periodicamente, trabalhe cada vez mais para que os colaboradores se sintam seguros para serem transparentes com os gestores ou com o RH.

Após o recebimento dos resultados, sempre mostre aos funcionários que as sugestões foram cuidadosamente ouvidas e que medidas estão sendo tomadas. A pesquisa de clima não pode servir apenas como informação, mas deve como combustível para mudanças e melhorias.

2. Condições de trabalho adequadas:

Parece um motivo superficial, mas saiba que na verdade é uma dica muito importante. 

Quando o funcionário não possui as ferramentas adequadas para exercer sua função de forma eficiente, ele não se sente motivado e nem prestigiado, e isso inclui um equipamento adequado, os acessórios básicos, meios de comunicação, condições de ambiente, condições de transporte, entre outros pontos que vão garantir que ele performe de forma eficaz e adequada.

3. Remuneração de mercado: 

Um bom ambiente e condições adequadas de trabalho é importante, tanto quanto uma boa remuneração.

Faça pesquisas de mercado, entenda os concorrentes, o ambiente, as qualificações e funções do funcionário, e se certifique que a remuneração do seu colaborador é adequada e competitiva para manter seu funcionário motivado e diminuir o risco de turnover.

4. Benefícios: 

Atenção: Hoje em dia os benefícios são tão importantes quanto uma remuneração adequada! 

Reveja sua cultura empresarial, pois, muitas vezes, o funcionário muda de empresa sem mudar de salário, apenas por benefícios melhores dos que a sua empresa oferece, seja um ticket melhor, um plano de saúde sem coparticipação, vale presente e day off de aniversário, home office algumas vezes por semana, entre outros pontos.

Benefícios que parecem “meros detalhes”, mas que fazem grande diferença para a motivação do funcionário em escolher entre empresas ou permanecer onde está.

5. Treinamento e capacitação: 

É necessário mostrar ao funcionário que a sua empresa se esforça para disponibilizar a ele ferramentas e treinamentos para que ele tenha condições de desenvolver pleno domínio técnico das suas tarefas.

Custear uma porcentagem do valor de um curso ou da mensalidade de uma pós graduação, de um curso de idiomas ou promover em parceria com outras empresas treinamentos ministrados no ambiente de trabalho são excelentes formas de manter o funcionário motivado e valorizado.

6. Programas de incentivo e premiações:

Recompensar o funcionário pelo seu desempenho é diferente de remunerar seu funcionário. Muitas empresas confundem e acham que a recompensa é salário, então acabam não tendo o hábito da recompensa ao colaborador no seu dia a dia.

Além da tradicional comissão de vendas para as áreas comerciais, os programas de incentivo e premiações são um excelente exemplo de como motivar funcionários.

Por exemplo, o Clube Macro é uma plataforma de experiências e benefícios com estrutura para que as empresas façam a gestão de campanhas de incentivo e premiações através da plataforma.

O Clube Macro oferece:

  • Descontos em lojas físicas e online, restaurantes e serviços
  • Dinheiro de volta – Cashback
  • Vantagens em uma rede de mais de 10 mil parceiros em expansão
  • Experiências gastronômicas, culturais e lazer
  • Resgate de mais de 30 mil produtos 

Essa é uma ótima oportunidade de como motivar seus funcionários e aumentar o engajamento interno!

7. Plano de carreira que funcione:

A incerteza e a falta de perspectiva no ambiente de trabalho são fatores que desmotivam muito o colaborador, os deixando inquietos e insatisfeitos, diminuindo cada vez mais seu desempenho.

Ninguém consegue se motivar dentro de uma empresa sem saber se há chance de crescer lá dentro.

Por isso, ofereça ao seu funcionário um plano de carreira bem estruturado. Dê os feedbacks necessários e as ferramentas para que, somado ao seu esforço e dedicação, ele cresça na vida profissional dentro da sua empresa!

8. Participação nas decisões:

Motive seu funcionário incluindo o mesmo em reuniões, peça opiniões, independente da hierarquia, delegue projetos importantes e acompanhe de perto. Mostrar ao colaborador que as opiniões dele são levadas em conta é um fator muito importante e que motiva muito!

9. Feedback:

Como motivar funcionários na hora do feedback? Simples! É muito importante incentivar a cultura do feedback, pois é através dele que nasce a relação de confiança e transparência entre colaborador e empresa. Levar a sério um feedback transparente e respeitoso é algo que motiva muito o funcionário, que se sente ouvido e respeitado, e muito mais engajado. 

Depois de pedir o feedback ao colaborador, é muito importante explicar o que foi aproveitado e justificar os pontos que no momento não podem ser trabalhados, se for o caso.

10. Comemorações e outros mimos:

Sim, todas as pessoas gostam disso, e certamente é uma maneira muito eficaz de como motivar o funcionário! 

Um snack diferente todas às sextas, pequenos eventos mensais como um bolo e salgadinhos para comemorar os aniversariantes do mês, brindes como mochilas, canecas personalizadas, happy hour, todas essas ideias podem e devem ser utilizadas para motivar o colaborador

Esses momentos de descontração e animação, além de motivar o funcionário perante a empresa, também ajudam no relacionamento entre colaboradores, o que muitas vezes facilita o dia a dia de áreas que precisam uma da outra. Enfim, vale a pena investir, não acha?

Como você pôde ver, motivar o funcionário vai bem além de pagar um salário em troca de resultados. 

Um colaborador feliz e motivado tende a devolver em forma de resultado, e no final, todos ganham.

Ao implementar quaisquer dessas sugestões, é importante que a empresa e o gestor reflitam sobre a sociedade em que vivemos hoje. 

Ser uma organização que compartilha valores começando internamente, reflete para o cliente uma visão transparente e alinhada com os propósitos na prática.

Conta pra gente, o que achou das dicas de como motivar o funcionário?

Veja também: