Saiba como promover o bem-estar no ambiente de trabalho

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Ao ligar que o bem-estar no ambiente de trabalho tem relação com o desempenho dos colaboradores em suas atividades, a promoção de melhorias tornou-se um tema recorrente entre os empreendedores.

Investir na saúde física, mental e na satisfação de seus colaboradores não é questão de perda de dinheiro, mas sim, garantia do seu sucesso.

Está longe de pensar que esse é um desafio fácil, por isso estamos aqui para te ajudar a atender e colocar na prática o bem-estar da sua empresa.

1. Ambiente de trabalho adequado

O tópico mais básico para dar o primeiro passo, certifique-se que sua estrutura realmente é boa e preparada para oferecer o melhor ambiente de trabalho, estamos falando além de máquinas, assentos, mesas e apoios que são o mínimo, é necessário ter uma boa segurança, ventilação.

Quando este básico estiver em perfeitas condições um próximo passo pode ser dado, investir em ambientes de descanso e ambientes de conveniência é uma excelente opção para promover ainda mais o bem-estar, além de ser ótimo para relaxamento no intervalo do expediente é bom para a socialização entre os colaboradores. 

2. Incentivo de atividades físicas

Além de diminuir o risco de doenças, é pensar na saúde do seu colaborador dentro e fora da empresa, por passarem a maior parte do tempo sentados na mesma posição o seu incentivo será de grande valor para eles.

Aulas de alongamento ou yoga têm tido grande sucesso dentro das empresas, mas também é válido parcerias com academias, incentivos de corridas fora da hora de trabalho.

3. Um bom clima organizacional

Tenha um calendário com pesquisas de clima, é sempre importante saber como os colaboradores se sentem dentro da sua empresa, como eles as enxergam pelo o que ela prega.

Com isso, você terá pontos certos e claros de como as coisas estão andando, no que pode mudar ou melhorar em sua organização. O ranking do Great Place to Work de 2019, foram feitas 2.600 sugestões de melhorias e 79% foram implantadas por uma empresa que hoje está entre as 150 melhores empresas para trabalho no Brasil, com as melhorias o ganho médio da empresa é de R$201 milhões. 

Empresas que estão dispostas a ouvir seus colaboradores, colocar em prática aquilo que foi sugerido, tem ganhos e um ambiente de trabalho melhor.

4. Seja flexível

Opte por oferecer jornadas de trabalho mais flexíveis e tente se colocar no lugar do colaborador, certamente são mais alguns bons pontos.

Segundo um estudo feito nos Estados Unidos com alguns professores de Harvard que intercalaram o trabalho entre presencial e remoto, o resultado? A produtividade aumentou 4,4%, as entregas e qualidade do trabalho não foram sequer afetadas.

Bom, aqui eu já pude te mostrar que os resultados são tanto para os colaboradores quanto para a empresa, algumas pessoas tem o desempenho melhor quando trabalham fora do escritório, outras precisam estar no escritório para produzir, vale fazer um teste com todos os colaboradores e depois uma pesquisa para ver quem melhor se adapta em cada localidade. É necessário, caso haja possibilidade de home office, as regras precisam ser claras para que todos os colaboradores usufruem deste benefício. 

Outro ponto que diminui a produtividade é o estresse causado pelos colaboradores pelo deslocamento da residência até o local de trabalho, muitos dependem dos transportes públicos para realizar a locomoção, o trânsito gera estresse para todos. 

5. Comemore conquistas e datas comemorativas

Quando a empresa atinge uma conquista, é extremamente importante que os colaboradores façam parte deste ganho como responsáveis por aquilo. Criar a cultura de celebração dentro da empresa gera reconhecimento dos esforços de seus trabalhadores e garante que eles fazem a diferença.

Outra dica é comemorar datas de aniversário, chás de bebê, dias das mães e dos pais, entre outros, quando mais razões houver para comemorar, comemore! Além de movimentar o dia a dia dos colaboradores, os fazem se sentirem importantes para a empresa, o clima com certeza ficará mais leve e divertido.

6. Controle de estresse e saúde mental

Ansiedade, depressão e estresse são os maiores causadores de afastamentos dos trabalhos, impactando negativamente de forma direta sobre a produtividade, a procura de estratégias para diminuir o estresse e aumentar o foco, empresas optaram por massagens rápidas, quick massage que melhora o humor, alivia a musculatura e dores de cabeça.

O incentivo de terapia colabora com o cuidado da saúde mental do colaborador, procure por ter um especialista para consultar e avaliações, com isso a taxa de doenças ocupacionais será menor.

7. Atividade colaborativas

As atividades colaborativas além de deixar o ambiente mais harmônico, promovem a redução de estresse, estimulação de criatividade e mentalidade dos colaboradores, laços entre pessoas e equipes.

Criação de novos projetos, organização de eventos, datas comemorativas e reuniões fora do ambiente de trabalho são alguns exemplos de atividades que podem ser realizadas.

8. Diminuição do absenteísmo

O absenteísmo acontece quando o colaborador está insatisfeito com a empresa, o seu profissionalismo se ausenta e a taxa de produtividade diminui. Quando o ambiente de trabalho é mais acolhedor, agradável o absenteísmo tende a diminuir.

9. Colaboradores satisfeitos

É importante que o colaborador esteja feliz na sua função, seja proveitoso tanto para a empresa quanto para ele o trabalho exercido, tenha a cultura de fazer a jornada de trabalho para aproveitar as competências e reconhecer talentos dentro da sua empresa, com isso você terá a oportunidade de criar novos desafios e capacitar cada vez mais o colaborador.É bastante comum, inclusive, que grandes talentos com alto potencial sejam desperdiçados ao serem envolvidos em afazeres que exigem muito pouco de suas habilidades profissionais.

10. Tenha grandes empresas como inspiração

Tenha grandes empresas como inspiração e coloque-se como uma, empresas com ambição de crescimento estimulam seus funcionários a quererem o mesmo e mostre para que eles que estão a caminho de tornarem se uma.

Faça questão de compartilhar as alcançadas e fazer comparativo com os concorrentes, desta maneira a meta ficará muito mais clara e todos trabalharão em equipe para obtê-la.

11. Não faça avaliações individuais

Uma vez que a empresa é formada por equipes, ou seja, ninguém trabalha sozinho, todos da empresa estão juntos por um único objetivo: crescimento! Então, não faz sentido que as avaliações sejam feitas individualmente, as avaliações devem ser feitas com base no coletivo. Existem problemas pontuais como comportamento, reclamações entre outros, que devem ser conversados em particular.

Que tal dar um UP e oferecer experiência para seus funcionários ou uma premiação por atingir a meta, acesse a Macro Plataforma clicando aqui e veja como!

Gostou das dicas para um ambiente de trabalho melhor? Siga nossas páginas para ficar por dentro de todas as novidades.

Veja também: