Posso fazer seguro para minha bicicleta elétrica?

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Posso obter seguro para minha bicicleta elétrica com a Pluralità ou ela é considerada uma motocicleta elétrica?

Para fazer um seguro com a Pluralità, sua e-bike (biclicleta elétrica) deve ser “movida por pedalada humana e / ou bateria” e não estar “sujeita aos requisitos da Lei de Trânsito”. Mas o que isso realmente significa?

De acordo com a lei de trânsito, qualquer veículo movido a motor é considerado um “veículo motorizado” Porém, por serem de pouco risco para o público, as bicicletas elétricas estão isentas de algumas exigências, desde que tenham potência e velocidade limitadas conforme determina a resolução n°465/2013.

Para ser considerada uma “bicicleta elétrica”, uma e-bike deve ser equipada com um motor que auxilia apenas na pedalada, a velocidade deve ser restrita a velocidade máxima de 25 km/h e o motor pode fornecer apenas uma potência de pico de 350 watts .

Qual é a diferença entre as medições de Watts do motor e da bateria Watt-hora na minha bicicleta elétrica?

Conversamos regularmente com clientes que verificaram as especificações de suas bicicletas elétricas e notaram que a bateria tem uma potência de Watt-hora (ou Wh) de mais de 350. Isso não significa que sua bicicleta elétrica seja muito potente para ser segurada.

A bateria Watt-hora (às vezes escrita Wh ) é uma medida de quanta energia a bateria pode armazenar. Quanto maior o número, mais tempo você pode circular antes de precisar recarregar. Não há limite legal para o tamanho da bateria e esse número não indica a potência ou a velocidade de sua bicicleta elétrica.

O pico de potência de saída do motor é medido em Watts ( W ) e esta é a medição que deve ser limitada a 350W.

A grande maioria das bicicletas elétricas vendidas no Brasil atende a esses requisitos. Se você estiver comprando na loja, a equipe poderá confirmar isso para você. Se você estiver comprando online, as especificações técnicas da bicicleta devem estar disponíveis na página da Web para você ver.

Existem vendedores, principalmente em sites como eBay e Aliexpress, anunciando “e-bikes” com velocidades máximas muito maiores e motores mais potentes do que o permitido para uma bicicleta elétrica. De acordo com a lei Brasileira, são consideradas motocicletas elétricas ou ciclomotores e não podem ser seguradas como bike.

Você pode obter uma cotação de seguro online para bicicletas elétricas com a Pluralità em menos de um minuto. Tudo o que precisamos é o valor de suas bicicletas, e não há necessidade de nos fornecer seus dados pessoais até que esteja pronto para comprar.

Compartilhe esta história

Veja também: