10 benefícios de pedalar para seu corpo e sua mente!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Já aconteceu com você de, por preguiça ou por falta de tempo, acabar adiando a prática de exercícios? Geralmente fazemos isso sem nem pensar nas consequências e nos benefícios de pedalar que acabamos perdendo.

Então, se eu te contar que, além de facilitar sua agitada rotina, pedalar também proporciona múltiplos benefícios para seu corpo e sua mente?

O estímulo para pedalar varia entre questões de saúde, desejo de uma maior qualidade de vida, auxilio ao meio ambiente, e até mesmo facilidade de se deslocar até o trabalho dentro das grandes cidades.

Se você cogitou ou está cogitando pedalar mas ainda está com preguiça ou não acha que vai conseguir encaixar essa prática na sua rotina, listamos aqui as principais vantagens de ter uma bike que vão te surpreender e fazer com que você deseje pedalar hoje mesmo!

Assim, vem com a gente nesse artigo e saiba agora os principais benefícios para quem reserva um tempinho do dia ou da noite para pedalar:

Os benefícios de pedalar para seu corpo e sua mente!

1. Melhoria da circulação sanguínea

O fluxo sanguíneo é uma das principais funções vitais do nosso corpo, pois é por meio do sangue que todos os órgãos, tecidos e sistemas recebem nutrientes e oxigênio para funcionar corretamente. 

Por isso, inserir na sua rotina hábitos que melhoram a circulação sanguínea é extremamente fundamental para a manter a sua saúde preservada e otimizada. Assim, o primeiro benefício de pedalar que listamos aqui é a melhora na circulação sanguínea.

Ao pedalar, seu coração bate mais forte para alimentar seu corpo com oxigênio, e seu sangue corre mais rápido pelas suas veias. Dessa forma, seu corpo será abastecido com oxigênio e sangue muito mais rápido que o normal, melhorando sua circulação sanguínea e auxiliando todo o seu corpo.

2. Aumento de fôlego

O exercício de pedalar exige muito oxigênio, e para satisfazer essa exigência do corpo, um bom controle de respiração é necessário. Como resultado, seus pulmões ficam mais fortes, pois são ativados com maior intensidade nessa prática da pedalada.

A longo prazo, seu fôlego aumentará muito, e cada vez mais você vai conseguir não só pedalar por mais tempo, bem como, também realizar diversas outras atividades do dia a dia com mais fôlego e disposição respiratória, como por exemplo, subir uma rua íngreme.

3. Redução de peso

Para quem está acima do peso, ou quer manter um peso ideal mas não gosta muito de exercícios, alguns minutos de pedaladas por dia é um ótimo aliado nesse objetivo.

Por se tratar de um exercício de alta densidade, pedalar é um ótimo benefício para a saúde, afinal, ajuda a acelerar o metabolismo, estimulando a queima de calorias, a queima de gordura, e o aumento de massa magra.

A partir de 30 minutos de pedaladas por dia, essa prática vai te ajudar a perder peso de forma gostosa e saudável, e você verá resultados a curto, médio e longo prazo.

4. Eliminação de toxinas do corpo

O nosso corpo produz suor, que além de servir para controlar a temperatura corporal, também é o responsável por expelir as toxinas presentes no corpo. 

Logo, ao pedalar, o organismo apresenta melhora no funcionamento, já que as toxinas estão sendo expelidas, restando apenas as toxinas boas no seu corpo.

5. Redução de risco de diabetes

Separar alguns dias da semana para pedalar também ajuda no controle do nível de açúcar no sangue.

Durante a prática dessa atividade seu corpo aumenta a produção de insulina, por isso, andar de bicicleta te ajuda a prevenir e reduzir o risco de desenvolvimento de diabetes. Demais, né?

6. Redução de risco de depressão, angústia e ansiedade

Pedalar traz benefícios para seu corpo e também para sua mente, pois ajuda a liberar endorfina, que é responsável pela sensação de bem estar. A endorfina auxilia para o alívio do stress, da depressão e da ansiedade.

7. Modelação de pernas e bumbum

Como pedalar é um exercício que demanda muita força das suas pernas e bumbum, elas acabam ganhando mais músculos, mais resistência e tonificação. Assim, pedalar é um ótimo benefício para o corpo, não é mesmo?

8. Melhoria na coordenação motora

Pedalar melhora significativamente a coordenação motora, a resistência e força dos seus membros inferiores e superiores. Portanto, andar de bike é considerado um excelente benefício para todos, independente da idade.

9. Reduz impacto sobre as articulações

Quando você caminha ou corre, de 2 a 3 vezes o valor do seu peso corporal é jogado sob suas pernas por conta do impacto do seu pé no chão. É muita coisa, né? Essa pressão pode forçar bastante seus membros inferiores. Pedalando, esse peso é distribuído melhor, pois você está sentado na bike.

10. É um meio de transporte eficaz

A bicicleta, além de proporcionar tantos benefícios para a saúde física e mental, também tem sido cada vez mais utilizada como meio de transporte, principalmente nos centros urbanos, já que a cidade está lotada e transitar por ela pode se tornar uma tarefa difícil no dia a dia. Definitivamente, o uso da bike como meio de transporte é um ótimo benefício para fugir do trânsito caótico. 

E aí, ficou com vontade de dar uma pedalada hoje mesmo? Que tal cuidar do seu corpo, mente e até mesmo otimizar um tempo do seu dia, tudo de uma só vez?

Agora que você conhece 10 dos principais benefícios de pedalar, não tem mais desculpas, né? Aproveite e veja aqui o nosso Guia de acessórios indispensáveis para pedalar.

Conta nos comentários pra gente, já começou a pedalar?

Veja também: