Guia de acessórios indispensáveis para pedalar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Para pedalar bem basta apenas ter uma bicicleta e pneus calibrados, certo? Errado! Existem alguns acessórios indispensáveis para pedalar com segurança que você precisa ter.

Há uma grande variedade de acessórios nas lojas de bicicletas, chega a ser confuso decidir o que é mais importante, você precisa de tudo aquilo? Com certeza não, é por isso que estamos aqui para te falar quais são os acessórios mais importantes para sua pedalada.

1. Capacete

Esse item é essencial para garantir sua segurança, é inevitável que algum acidente possa ocorrer, ainda mais quando você não pode se responsbilizar por outras pessoas que possam te atingir.

A utilização correta do capacete evita lesões na cabeça que são as mais comuns de acontecerem no ciclismo.

2. Cadeado

Certamente um cadeado será um ótimo aliado em suas paradas pelas ruas ou guardá-las em estacionamentos, proteção nunca é demais.

3. Luva, cotoveleira e joelheira

Além de prevenir lesões nas mãos em caso de queda, as luvas reduzem o atrito do guidão trazendo mais conforto nas atividades. Joelheiras e cotoveleiras protegem pontos de maior impacto de corpo em quedas.

4. Capa de chuva

Um item que certamente vai evitar que você chegue encharcado ao seu destino além da proteção contra a chuva, as cores vibrantes das capas de chuvas são fáceis de serem vistas mesmo no escuro.

5. Paralamas

Uma parte muito importante que irá te prevenir de chegar molhado ou sujo em casa, eles evitam que a água ou sujeira subam pelo pneu direto para suas costas.

6. Farol, luz de sinalização e retrovisores

Se vai pedalar no escuro esses acessórios são essenciais, o farol permitirá enxergar o seu percurso com clareza, os sinalizadores darão aos outros usuários da via uma visão melhor de você.

Os retrovisores facilitam que você antecipe os eventos que possam ocorrer sem perder a atenção no que está a sua frente, mantendo assim sempre atento às sinalizações e aos veículos.

7. Kit de ferramentas 

Imprevistos podem acontecer no seu percurso, por isso o kit de ferramenta é importante estar presente, o kit possui tudo o que você precisa ter em caso de reparos.

No mercado existem muitos tipos de kits, você precisa somente escolher o que é melhor para o seu bolso, tamanho, estilo, claro que opções não vão faltar!

8. Bomba de ar

É um dos itens mais importantes e que com certeza não podem faltar em seus acessórios, mesmo que seja para pedaladas curtas a bomba de ar não pode faltar.

Você não precisa ter habilidades para utilizá-la, são fáceis de usar e aprender, existem algumas de mão, outras eletrônicas e você pode comprar a que melhor se encaixar com seu orçamento e gosto.

Atenção! É necessário verificar se a bomba dá conta de encher o seu pneu, existem alguns modelos de plástico, fibra de carbono e de alumínio, leve sua bike para um teste e tenha certeza que irá funcionar.

9. Canivete multifunção

O canivete é outra opção para um kit de ferramentas, ela é mais compacta e cabe no bolso ou em sua bagagem, não pesa, tem todas as funcionalidades e cumpre seu trabalho com ótima qualidade.

A organização de ter todas as ferramentas juntas sem que se espalhem ou se percam é um dos maiores benefícios do canivete, geralmente possuem: chaves allen, chaves de fenda, extratos de elo de corrente e todos os itens que fazem com que seja possível regular a abrir sua bike com comodidade.

10. Kit remendo

Esse sem dúvidas é extremamente prático, o kit remendo permite que você conserte uma câmara de ar com furo, ele possui cola e uma pequena lixa, ambos ficam dentro de um recipiente fácil de usar e guardar.

11. Óculos

É muito comum que sujeitas, insetos e raios solares se choquem contra os olhos e impeçam que o ciclista tenha a visão correta do seu trajeto. Por isso os óculos são indicados para todas as modalidades e previne acidentes.

12. Garrafa de água com suporte 

Para pedaladas curtas como trabalho e lazer, opte por garrafas de bicos largos (fáceis para beber) e que estejam sempre no suporte da bike.

Garanta que o suporte esteja firme e em uma altura fácil de alcançar, esse acessório com certeza é um dos que são mais necessários.

13. Mochila para hidratação 

Para pedaladas longas, as mochilas para hidratação são as mais indicadas e capazes de armazenar 1,5 a 3 litros de água.

Algumas mochilas contam com tubos que saem das alças, com certeza suas corridas terão mais comodidade e segurança.

14. Suporte para celular

Como as roupas de ciclismo não possuem bolsos e roupas normais correm o risco do celular cair no chão, levar o celular no suporte para bike é essencial tanto para de preveni-lo de quedas como para utilizá-lo com mais segurança, afinal existem  aplicativos eficientes para andar de bicicleta que marcam seu desempenho.

O ideal é que também utilize o celular para GPS em grandes pedaladas, sempre importante estar bem localizado, às vezes compartilhar sua corrida para alguém te acompanhar e até mesmo descobrir novas trilhas e mirantes.

15. Vestuário

Esses são indicados para percursos mais longos, que precisam de roupas apropriadas de lycra, com forro de almofada de espuma ou gel para bermudas de ciclismo, esse tipo de vestimenta evita o atrito do corpo com o selim.

As roupas não devem ser utilizadas com roupas por baixo, somente elas cumprem seu papel de trazer o máximo de conforto e evitar assaduras. 

16. Meias

As meias são feitas especialmente com tecidos esportivos e permitem que o suor evapore, evitando que os pés fiquem úmidos criando problemas como frieiras ou ressecamentos.

17. Buzina

Para os ciclistas que andam nas ruas esse acessório é extremamente necessário, o barulho sonoro ajuda a prevenir acidentes, atentar pessoas ao redor de sua passagem para que não haja viradas bruscas.

Dependendo de sua necessidade, algumas meias são feitas com recurso de compressão, o que melhora o retorno venoso. Acesse aqui e veja os melhores preços e acessórios para sua bike.

18. Seguro Bike

Não é um acessório, mas também é indispensável para você pedalar seguro e tranquilo: Um Seguro Bike!

Gostou do nosso conteúdo? Deixe seu comentário e tenha uma ótima pedalada!

Veja também: